Diferença entre predicativo do objeto e adjunto adnominal

19 junho 2009

Para descobrir se um termo é adjunto adnominal ou predicativo do objeto, substitua-o por um pronome adequado.
Observe:
* Achei a blusa toda suja no chão do banheiro. → Achei-a toda suja no chão do banheiro. → Perceba que o pronome a não substitui o termo toda suja (ele precisa ser dito), portanto, ele é predicativo do objeto.
Isso acontece porque o predicativo do objeto indica uma característica circunstancial, temporária, momentânea, do nome.

* Achei a blusa florida no chão do banheiro. → Achei-a no chão do banheiro. → Note que o termo florida está inserido no pronome a (e não precisou ser repetido), portanto, ele é adjunto adnominal.
Isso acontece porque o adjunto adnominal indica uma característica que é própria do nome.

11 comentários:

Daniela disse...

Adorei o blog. Tenho uma prova de gramática amanhã e suas explicações me ajudaram bastante. Irei sempre visitá-lo. Abraços.

Grazi disse...

Fico feliz que você tenha gostado do blog!
Seja sempre bem-vinda!
Beijos,
Grazi.

Unknown disse...

adorei seu recadinho deve ajudar bastante qm visita. está muito bem resumido adorei.......

Unknown disse...

Amei sua explicação, explica de forma simples e objetiva. Foi muito válida, pois entendi e aprendi.
Beijos!

Professor Nogueira disse...

Bastante didática sua explicação.
Parabéns!
Prof. Me. Nogueira

Unknown disse...

Muito boa expicação!
Me ajudou muito, pois tenho prova de lingua portuguesa amanhã!
muito obrigado
continue assim !

Letícia Caroline disse...

Olá, me chamo Letícia, sou de Aracaju - SE! :)
Cheguei da escola há pouco tempo, desesperada por causa da última aula - português - onde o professor me deixou confusa com a diferença entre esses termos.
E a sua explicação que acalmou bastante, sou muito grata a você!
Sempre que precisar venho procurar explicações por aqui! :)

Rodrigo disse...

obg vc me tirou uma grande pulga atras da orelha

Unknown disse...

obrigada ajudou muito

Anônimo disse...

olá adorei seu blog pois estava proncurando isso e ninguém tinha obrigada..bjs

mariana marinho disse...

obrigada, ajudou mto!