Só depois de muitos e muitos anos é que as histórias contadas apenas oralmente (isto é, pela fala) começaram a ser escritas. Até mesmo as narrativas da Bíblia, antes de serem passadas para o papel, foram contadas por muito tempo apenas por meio de conversas.
Outro exemplo é o dos índios brasileiros, que possuem várias histórias bem antigas, as quais fazem parte de sua cultura e de sua crença. Essas narrativas lhes foram transmitidas por seus ancestrais através da fala, até que algum historiador branco resolveu escrevê-las para que elas nunca se perdessem e fossem conhecidas por outras culturas.
Quando o conto deixou de ser uma narrativa oral (da fala) e passou a ser escrito, ele foi ganhando algumas características muito interessantes e passou a ser um gênero literário.
Nós do nono ano aprendemos que:
- O conto é uma história curta e, por isso, possui poucas personagens e seu espaço físico é bastante limitado (geralmente a história se passa num único lugar);
- Um bom conto é aquele que apresenta um clímax, ou seja, um momento de bastante tensão, no qual o conflito da história atinge o seu ponto máximo;
- As poucas personagens da história não são analisadas de forma profunda, pois o mais importante aqui são as suas ações e não os seus traços de personalidade;
- Como todo texto, um conto deve ter: introdução (na qual o narrador apresenta as personagens, o espaço físico e os fatos iniciais da história), desenvolvimento (no qual se inicia o conflito da história e depois acontece o clímax) e conclusão (na qual o conflito é solucionado de alguma forma, seja com tragédia, comédia, ironia etc., marcando o final da narrativa).
A partir desse estudo sobre o conto, propomos a seguinte produção de texto:
* Na página 28 do livro "Todos os textos", encontramos o início de dois contos. Você pode dar continuidade a um deles.
ou
* Você pode escrever um conto tendo como inspiração um fato que tenha ocorrido com você ou com alguma pessoa que você conheça: uma festa, uma viagem, a primeira namorada, um mico que você pagou, uma briga, uma grande vitória, o(a) garoto(a) por quem você é apaixonada(o) etc.
Independente de qual escolha você fizer, lembre-se de respeitar a estrutura do gênero conto, de escrever as palavras corretamente (se tiver dúvidas, pesquise no dicionário), de dar um título para a história, de fazer parágrafos, de pontuar as frases.
Lembre-se também de ilustrar a sua história! Se você não souber desenhar, vale recortar imagens de alguma revista ou procurar algo na internet (isso vale somente para a ilustração... nem pense em copiar uma história pronta daqui, ok?).
Data para a entrega do conto: 08/04/09.
O melhor conto será publicado aqui!
Boa sorte a todos!
PS: Se vocês tiverem alguma dúvida, pode perguntar que eu respondo. É só deixar um recadinho pra mim aí embaixo.
5 comentários:
Professora ... pode ser em um papel normal?
Como esse trabalho vai ter ilustração, é melhor fazê-lo em papel cartão ou algum parecido, que seja mais durinho e sem pauta (linha).
Da próxima vez, assina o recadinho, tá?
;)
Muito bom, me ajudou bastante, muito maneiro quem criou esse blog!!!
Abraço
legal
oi! eu adorei me fez tirar um 9,8 no teste!
obrigada ! bjsssss
Postar um comentário