Orações subordinadas substantivas:

10 março 2009

1) Oração subordinada substantiva subjetiva: funciona como sujeito da Oração Principal.

Exemplo: Convém / que economizemos nos próximos meses.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva subjetiva

É importante perceber que, nesse caso, não há sujeito na oração principal.

2) Oração subordinada substantiva objetiva direta: funciona como objeto direto do verbo da Oração Principal, portanto, temos aí um VTD (verbo transitivo direto, que é aquele que precisa de um completo sem preposição. A pergunta que fazemos para o VTD é "o que?").

Exemplo: Muitos economistas previram / que o desempenho aumentaria.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva objetiva direta

Perceba que temos sujeito e um VTD na oração principal.

3) Oração subordinada substantiva objetiva indireta: funciona como objeto indireto do verbo da Oração Principal.

Exemplo: Ninguém discorda / de que a proteção à natureza é essencial à vida.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva objetiva indireta

Fique atento para o fato de que, na oração principal, temos sujeito e um VTI (verbo transitivo indireto, que é aquele que precisa de um completo iniciado por preposição).

4) Oração subordinada substantiva predicativa: funciona como predicativo do sujeito da Oração Principal.

Exemplo: Nossa maior preocupação era / que chovesse.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva predicativa

Note que, na oração principal, temos um sujeito e um VL (verbo de ligação).

5) Oração subordinada substantiva completiva nominal: funciona como complemento nominal de um nome da Oração Principal.

Exemplo: A professora estava certa / de que vocês estudariam.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva completiva nominal

Fique atento para as características da oração principal! Nela há sujeito + VL + nome.

6) Oração subordinada substantiva apositiva: funciona como aposto de um nome da Oração Principal.

Exemplo: Todos defendiam esta ideia: / que o prédio fosse desapropriado.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva apositiva

Lembre-se da definição de aposto: "é a palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior, para esclarecê-lo, explicá-lo ou deixá-lo mais detalhado".
Saiba também que, geralmente, a oração subordinada substantiva apositiva é precedida por dois pontos.

14 comentários:

Marina Araujo disse...

valeu aiii
tava morrendo de medo de tirar zero no trabalho de portugues
to na 8 serie e minha professora mandou essa pesquisa numa pessima hora

xD

Patrícia disse...

Acho seu blog muito bacana. Parabéns!!!!

Anônimo disse...

adorei sua explicaçao...muito completa....
beijos e
obrigada!

Unknown disse...

Essa explicação me ajudou muito, obrigada bjsssssssss!!!

Anônimo disse...

valeu mesmo isso me ajudou muito no meu trabalho abraços...

Georgia Motta disse...

Muito obrigado professora me ajudou muito no meu trabalho
continue assim
beijos :D

Anônimo disse...

Meu professor de L.P é mt ruim, isso vai me ajudar mt na prova .. obrigada

Anônimo disse...

Legal..XD..RSRSR..BJUSSS..:*

Anônimo disse...

ACHEI SUPER...ME AJUOU D+..VLW..BJOKSS..OBRIGADA!!!!!

TK RULEZ LADRÃO ? disse...

Valeu Prof a professora da minha Escola chamada Kyoko pediu um trabalho relampago inda bem que vc ta aqui ja ese assunto no Blog tou na 8 serie e ta valendo 1 ponto ele Valeu!!!!!!!!!!!

Jhessy disse...

Adorei sua explicação sobre as oracoes subordinadas,me ajudou muito com meu trabalho,obrigada:)

Anônimo disse...

Quanto tiraram no trabalho ou prova?

Anônimo disse...

muito bem explicado parabens.otimo blog

Anônimo disse...

Muito bom,serviu certinho pra mim,ÓTIMO!